quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Bolachas de Chocolate de Natal da Nigella

Antes de passar à receita propriamente dita, gostaria de deixar algumas considerações sobre a feitura destas (magníficas) bolachas:
- São uma bomba calórica,
- Depois de duas ou três bolachas parece que tivémos uma 'overdose' de chocolate,
- São extraordinariamente gulosas, apetitosas e saborosas mas...:
- Se não tivermos cuidado, quando o forno já está quente, e se não tiverem um forno gigante como eu, terão de levar várias vezes, vários tabuleiros, com a massa das bolachas, ao forno, estas começam a queimar e bastam cinco minutos para ficarem cozinhadas,
- Dispenso a calda, é mais um extra de chocolate e ainda que enquanto comemos as bolachas mais pareça que vamos chorar por o sabor ser tão divinal, comem-se bem mornas e a calda humedece e refresca as bolachas,
- Não fazer bolinhas muito grandes porque senão aumentam de tamanho e pegam-se umas com as outras,
- Para evitar que se colassem aos tabuleiros, forrei os mesmos com papel vegetal que pincelei com um bocadinho de óleo e resultou.
E depois destas observações que deversão ser tidas em conta, pelo menos por mim, passo à receita destas extraordinárias e divinais Bolachas de Chocolate de Natal da Nigella.
Misturar e envolver uma embalagem de 200/250 gramas de manteiga sem sal, uma embalagem de 125 gramas de chocolate em pó, 125 gramas de açúcar em pó, 125 gramas de farinha e uma colher de chá de bicabornato de sódio. Fazer bolinhas com a massa e levar ao forno a 200º durante 15 minutos (atenção ao calor do forno, como referi lá atrás).
Em relação à calda, devemos levar ao lume açúcar e cacau em pó (usei mais ou menos 100 gramas), uma colher de chá de baunilha líquida e quando 'ferver' adicionar água a ferver. Misturar tudo, deitar posteriormente por cima das bolachas e enfeitá-las como se quiser (usei missangas decorativas mas podem ser muitas outras coisas).


3 comentários:

Raquel Alabaça disse...

Já me sinto a engordar só de ver :-)

moranguita disse...

ai linda mas isto nao se faz. anda uma poessoa a tentar manter a linha assim nao da:-)
beijinhos

Anónimo disse...

bem, eu, como estamos na epoca natalicia fiz esta sua receita,devido a terbom aspeto e ser apetitosa, mas nao tive grande sorte, a massa estava suito mole e levei ao forno e ficou tipo um tapete, tudas juntas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt